
Evandro Ferreira Gomes é apaixonado por futebol e torcedor do Ferroviário Atlético Clube desde os oito anos de idade, tendo dedicado quase trinta anos de sua vida aos trabalhos de pesquisas e entrevistas que proporcionaram o lançamento do Almanaque do Ferrão, em junho de 2013, e Crônicas Corais, em dezembro de 2020.
Atuou como diretor de marketing, diretor de futebol e vice-presidente do Ferroviário entre 2008 e 2014, tendo participado diretamente da produção da revista oficial ´Expresso Coral`, criação e desenvolvimento de programas de sócio-torcedor, formação e contratação de atletas, captação de patrocínios e investidores, dentre outras atividades gerenciais.
Economista com especialização em marketing e mestrado em administração de empresas, o autor trabalhou também como professor universitário nos cursos de marketing, publicidade e jornalismo, além de atuar profissionalmente com gestão de carreiras no futebol, intermediação de transferências e em projetos de comunicação, marketing e relacionamento com prática no Brasil e no exterior.
Em alusão aos 90 anos do Ferroviário Atlético Clube, celebrado na temporada de 2023, o autor empreendeu uma campanha de financiamento coletivo para lançamento da 2ª edição do Almanaque do Ferrão, devidamente revisada e atualizada, contemplando as fichas técnicas dos quase 4.000 jogos oficiais e amistosos desde 1933, além de várias curiosidades e dados de mais de 2.500 jogadores e treinadores na história coral.
Caro companheiro Evandro. Inicialmente quero comprimentar-lhe pelo excelente trabalho em prol do nosso amado FAC. Isso o eternizará por todos os tempos. Este trabalho tem valor inestimável. Não pare nunca continue divulgando a história de nosso clube sempre. Estou repassando teh trabalho além fronteiras e por onde ando. Parabéns. Não me canso de ver e ler tudo. Pretendo ainda contribuir diretamente com nosso ferrão ao valtar ao Ceará. Atualize sempre. Abraço William
CurtirCurtir
Obrigado pelo incentivo, William. Grande abraço e Ferrão sempre!
CurtirCurtir
parabéns pelo lindo trabalho e queria saber se vc pode mandar algo pra mim como entrevista que dei gols e coisa desse tipo meu [email protected]
CurtirCurtir
Parabéns pelo excelente trabalho. É um orgulho muito grande para nós torcedores do Ferroviário esse Almanaque. Dei um de presente para um grande amigo, o professor Adauto Militão. Ele é torcedor do Fortaleza, mas admira e respeita o Ferroviário. Ele também ficou maravilhado com a qualidade do Almanaque.
CurtirCurtir
Excelente Trabalho! Resgatando times gloriosos do ferrão, assim como jogadores de extremo talento que passaram pela Vila Elzi Cabral.
CurtirCurtir
Prezado Evandro,
Você conhece este uniforme que foi utilizado nos anos 1978 e 1979.
Parabéns pelo site!
Att
Clayton
CurtirCurtir
Sim, Clayton. Esse uniforme foi utilizado algumas vezes até 1981. Brevemente faremos uma matéria sobre ele. Obrigado pela atenção.
CurtirCurtir
Evandro, boa noite. Meu nome é Ariovaldo, sou jornalista aposentado, e tenho interesse em colocar no seu portal material sobre Memória do Futebol . Se possível, entre em contato no meu e-mail [email protected] ou passe-me o seu e-mail por gentileza
obrigado
CurtirCurtir
Oi, meu avô é o Jeová Pereira de Oliveira, ele é ex-jogador do Ferroviário. Eu não consigo encontrar muita coisa dele aqui. Ele era “ponta” na década de 70/80.
CurtirCurtir
oi Raissa. No último dia 23 de maio foi postado uma foto em que seu avô aparece. Abraço
CurtirCurtir
Como ele está?
CurtirCurtir
Parabéns, caro Evandro, excelentes reportagens históricas.
CurtirCurtir
Olá Evandro!! La em casa todos nós crescemos torcendo ferrão! Nosso pai Zezito Amorim é torcedor forte do tubarão da barra! A curiosidade é a seguinte: Tem notícias do Ex presidente Clóvis Dias?
CurtirCurtir
O Clóvis Dias atua ainda no ramo do futebol, embora esteja completamente distante do Ferroviário há mais de duas décadas.
CurtirCurtir
Evandro, PARABÉNS!!!! Muito bom o seu blog. Muitos que não viveram esse tempo (anos 1960/70), não sabem medir as nuances dos jogadores daquela época. Coca-Cola, Edmar, Simplício, Alízio, Facó e outros, fizeram a grandeza e arte do futebol cearense nessas duas décadas. Período áureo do futebol alencarino!!! Mais uma vez, PARABÉNS pelo resgate e registro dessas memórias - inolvidáveis. Abraço forte do Afonso Farias.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O Almanaque do Ferrão é leitura obrigatória para todos os amantes do futebol e, principalmente, para a torcida coral. O Ferroviário é grande e sempre será, com sua rica e relevante história. Ninguém melhor do que você, Evandro, para tornar possível este registro maravilhoso. Obrigado por sua dedicação ao Ferrão.
CurtirCurtir
Prezado Evandro Ferreira Gomes. Assisti o bate-papo que você teve com o ex-jogador Simplicio, muito positiva e bem feita. Gostaria, de pedir um esclarecimento. O Simplício era canhoto ou destro??
Agradeço por sua resposta.
CurtirCurtir
Olá! Apesar de chutar com os dois pés, o Simplício era destro.
CurtirCurtir
oi Evandro, meu pai (Chicó) jogou no ferroviário na década de 70. Tem algum registro dele disponível nos materiais à venda?
CurtirCurtir
Olá Eduardo. Foram localizados 9 jogos de Chicó no time profissional na década de 1970. Passa um email para [email protected] que posso enviar os detalhes desses jogos e pegar com você o nome completo/local e data de nascimento do seu pai para preenchimento completo das informações sobre ele no clube.
CurtirCurtir