AUTOR

Evandro Ferreira Gomes é apaixonado por futebol e torcedor do Ferroviário Atlético Clube desde os oito anos de idade, tendo dedicado quase trinta anos de sua vida aos trabalhos de pesquisas e entrevistas que proporcionaram o lançamento do Almanaque do Ferrão, em junho de 2013, e Crônicas Corais, em dezembro de 2020.

Atuou como diretor de marketing, diretor de futebol e vice-presidente do Ferroviário entre 2008 e 2014, tendo participado diretamente da produção da revista oficial ´Expresso Coral`, criação e desenvolvimento de programas de sócio-torcedor, formação e contratação de atletas, captação de patrocínios e investidores, dentre outras atividades gerenciais.

Economista com especialização em marketing e mestrado em administração de empresas, o autor trabalhou também como professor universitário nos cursos de marketing, publicidade e jornalismo, além de atuar profissionalmente com gestão de carreiras no futebol, intermediação de transferências e em projetos de comunicação, marketing e relacionamento com prática no Brasil e no exterior.

Em alusão aos 90 anos do Ferroviário Atlético Clube, celebrado na temporada de 2023, o autor empreendeu uma campanha de financiamento coletivo para lançamento da 2ª edição do Almanaque do Ferrão, devidamente revisada e atualizada, contemplando as fichas técnicas dos quase 4.000 jogos oficiais e amistosos desde 1933, além de várias curiosidades e dados de mais de 2.500 jogadores e treinadores na história coral.

20 respostas em “AUTOR

  1. Caro companheiro Evandro. Inicialmente quero comprimentar-lhe pelo excelente trabalho em prol do nosso amado FAC. Isso o eternizará por todos os tempos. Este trabalho tem valor inestimável. Não pare nunca continue divulgando a história de nosso clube sempre. Estou repassando teh trabalho além fronteiras e por onde ando. Parabéns. Não me canso de ver e ler tudo. Pretendo ainda contribuir diretamente com nosso ferrão ao valtar ao Ceará. Atualize sempre. Abraço William

    Curtir

      • Parabéns pelo excelente trabalho. É um orgulho muito grande para nós torcedores do Ferroviário esse Almanaque. Dei um de presente para um grande amigo, o professor Adauto Militão. Ele é torcedor do Fortaleza, mas admira e respeita o Ferroviário. Ele também ficou maravilhado com a qualidade do Almanaque.

        Curtir

  2. Evandro, boa noite. Meu nome é Ariovaldo, sou jornalista aposentado, e tenho interesse em colocar no seu portal material sobre Memória do Futebol . Se possível, entre em contato no meu e-mail [email protected] ou passe-me o seu e-mail por gentileza

    obrigado

    Curtir

  3. Olá Evandro!! La em casa todos nós crescemos torcendo ferrão! Nosso pai Zezito Amorim é torcedor forte do tubarão da barra! A curiosidade é a seguinte: Tem notícias do Ex presidente Clóvis Dias?

    Curtir

  4. Evandro, PARABÉNS!!!! Muito bom o seu blog. Muitos que não viveram esse tempo (anos 1960/70), não sabem medir as nuances dos jogadores daquela época. Coca-Cola, Edmar, Simplício, Alízio, Facó e outros, fizeram a grandeza e arte do futebol cearense nessas duas décadas. Período áureo do futebol alencarino!!! Mais uma vez, PARABÉNS pelo resgate e registro dessas memórias - inolvidáveis. Abraço forte do Afonso Farias.

    Curtido por 1 pessoa

  5. O Almanaque do Ferrão é leitura obrigatória para todos os amantes do futebol e, principalmente, para a torcida coral. O Ferroviário é grande e sempre será, com sua rica e relevante história. Ninguém melhor do que você, Evandro, para tornar possível este registro maravilhoso. Obrigado por sua dedicação ao Ferrão.

    Curtir

  6. Prezado Evandro Ferreira Gomes. Assisti o bate-papo que você teve com o ex-jogador Simplicio, muito positiva e bem feita. Gostaria, de pedir um esclarecimento. O Simplício era canhoto ou destro??
    Agradeço por sua resposta.

    Curtir

Deixe um comentário