Clube

296283_267482453282446_2039899671_n

Fundado por humildes trabalhadores em 9 de maio de 1933, no Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense (RVC), o Ferroviário Atlético Clube é a maior expressão esportiva de raízes operárias do Brasil, símbolo da democratização do futebol nacional e precursor do futebol profissional no estado do Ceará.

O Ferrão, como é conhecido, cresceu rapidamente e logo tornou-se uma das três grandes potências do futebol cearense. Sua história repleta de glórias, faz com que seu nome esteja sempre presente em qualquer abordagem sobre os grandes clubes brasileiros.

De acordo com Ernani Buchmann, ex-presidente do Paraná Clube e autor do livro “Quando o Futebol Andava de Trem”, o Ferroviário Atlético Clube não só é um dos maiores vencedores entre mais de uma centena de times de origem ferroviária no país, como é o que demonstra até hoje a maior vitalidade, seguindo forte diante de tantas dificuldades que assolam o futebol brasileiro.

Valdemar Cabral Caracas, nascido na cidade de Pacoti (CE) em 9 de novembro de 1907, é o principal fundador do Ferroviário Atlético Clube. Foi também o primeiro comentarista de futebol do estado e se envolveu ainda com a política, sendo eleito vereador de Fortaleza em 1937, pelo extinto Partido Socialista. Em 2007, comemorou em vida seu centenário de nascimento. Faleceu em janeiro de 2013 aos 105 anos de idade.

9 respostas em “Clube

  1. Lembro de algumas visitas à sede Elzir Cabral para ver o treino do Ferrão, acompanhada de um fã do time sem limites. Sempre à tardinha chegávamos e saiamos de lá já de noite. Cresci numa familia alvinegra, mas fazia questão de acompanhar esse fã do ferrão do qual sempre fui fã!

    Curtir

  2. Meu time de coração aqui no Ceará é o Quixadá, mas sempre tive uma grande adimiração pelo Ferroviário achava muito legal quando eles vinham jogar aqui,lembro bem do Zé Limeira é daquele senhor que ficava com uma buzina no meio da torcida.

    Curtir

  3. Meu deus, o Ferroviário sempre me faz lembrar do meu querido e saudoso pai. Ele me levava quando pequeno para ver esse clube que aprendi a gostar como nenhum outro. O Ferroviário é imortal sempre estará vivo na nossa memória. Seu trabalho é muito importante. Parabéns.

    Curtir

  4. GRANDE FERRÃO ERA O CLUBE DO MEU PAI QUE HOJE ESTÁ NO CÉU.
    SEMPRE QUANDO O FERRÃO JOGA ME VEM A MEMORIA DELE, PAREABENS POR ESTE CLUBE QUASE CENTENÁRIO

    Curtir

  5. Alguém ai do Ferroviário sabe por onde anda esse grande artilheiro Paulo Cesar? Ele marcou época no Moto Clube de São Luís no ano de 1977 e no primeiro semestre de 1978. Deixou muitas saudades.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s