Clube

Fundado por humildes trabalhadores no dia 9 de maio de 1933, no Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense (RVC), o Ferroviário Atlético Clube é a maior expressão esportiva de raízes operárias do Brasil, símbolo da democratização do futebol nacional e precursor do futebol profissional no estado do Ceará.

O Ferrão, como é conhecido, cresceu rapidamente e logo tornou-se uma das três grandes potências do futebol cearense. Sua história é repleta de glória e faz com que seu nome esteja sempre presente em qualquer abordagem sobre os clubes mais tradicionais do nordeste e do Brasil como um todo.

De acordo com Ernani Buchmann, ex-presidente do Paraná Clube e autor do livro “Quando o Futebol Andava de Trem“, o Ferroviário Atlético Clube não só é um dos maiores vencedores entre mais de uma centena de times de origem ferroviária no país, como é o que demonstra até hoje a maior vitalidade, mantendo-se forte diante de tantas dificuldades que assolam o futebol brasileiro.

Valdemar Cabral Caracas, nascido na cidade de Pacoti, em 9 de novembro de 1907, é o principal fundador do Ferroviário Atlético Clube. Foi também o primeiro comentarista de futebol do estado e se envolveu ainda com a política, sendo eleito vereador de Fortaleza em 1937, pelo extinto Partido Socialista. Em 2007, comemorou em vida seu centenário de nascimento. Faleceu em janeiro de 2013 aos 105 anos de idade.

A galeria de glórias corais já contabiliza mais de 100 conquistas oficiais, entre campeonatos, copas, torneios e taças. São 9 títulos do Campeonato Cearense, incluindo um invicto na temporada de 1968 e o Bi de 94/95, além de 22 vices. Com inúmeras participações no Campeonato Brasileiro, o Ferroviário já esteve por 6 anos seguidos disputando a Série A. Campeão Brasileiro da Série D em 2018, tornou-se o primeiro clube da capital cearense a conquistar uma competição de nível nacional.

17 respostas em “Clube

  1. Lembro de algumas visitas à sede Elzir Cabral para ver o treino do Ferrão, acompanhada de um fã do time sem limites. Sempre à tardinha chegávamos e saiamos de lá já de noite. Cresci numa familia alvinegra, mas fazia questão de acompanhar esse fã do ferrão do qual sempre fui fã!

    Curtir

  2. Meu time de coração aqui no Ceará é o Quixadá, mas sempre tive uma grande adimiração pelo Ferroviário achava muito legal quando eles vinham jogar aqui,lembro bem do Zé Limeira é daquele senhor que ficava com uma buzina no meio da torcida.

    Curtir

  3. Meu deus, o Ferroviário sempre me faz lembrar do meu querido e saudoso pai. Ele me levava quando pequeno para ver esse clube que aprendi a gostar como nenhum outro. O Ferroviário é imortal sempre estará vivo na nossa memória. Seu trabalho é muito importante. Parabéns.

    Curtir

  4. GRANDE FERRÃO ERA O CLUBE DO MEU PAI QUE HOJE ESTÁ NO CÉU.
    SEMPRE QUANDO O FERRÃO JOGA ME VEM A MEMORIA DELE, PAREABENS POR ESTE CLUBE QUASE CENTENÁRIO

    Curtir

  5. Alguém ai do Ferroviário sabe por onde anda esse grande artilheiro Paulo Cesar? Ele marcou época no Moto Clube de São Luís no ano de 1977 e no primeiro semestre de 1978. Deixou muitas saudades.

    Curtir

  6. Evandro, qual a origem do nome tubarão da barra? Tem a ver com um tubarão que foi visto na praia da barra? Conta essa história. Obg! Saudações Corais 🇾🇪🦈

    Curtir

    • Sim. Na mesma época que o Ferroviário estava construindo sua estrutura na Barra do Ceará, em meados da década de 1960, houve o ataque de um tubarão a um grupo de garotos que tomava banho na praia ali nas imediações. Ai o jornalismo da época e a opinião pública acabaram dando esse `apelido` ao Ferroviário

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s