UM CLÁSSICO MEMORÁVEL CONTRA O CEARÁ NO CAMPEONATO DE 1980

O vídeo acima é uma autêntica raridade. São os gols, sem áudio, da vitória do Ferroviário contra o Ceará por 3×2 no campeonato cearense de 1980. O time coral abriu o marcador com o experiente ponta esquerda Marco Antônio, sofreu o empate com Gilson, passou novamente à frente no marcador com um gol contra da zaga alvinegra e, depois, o lateral direito João Carlos empatou para o Ceará. Tudo isso no primeiro tempo. Quando o jogo parecia que ia ficar no 2×2, o craque Jacinto, em grande fase, estufou as redes amarelas do Castelão e desempatou para o Ferrão na etapa final numa vitória muito comemorada naquele domingo, dia 26 de outubro. Treinado pelo experiente Lanzoninho, o Ferrão venceu com Salvino, Ramirez, Lúcio Sabiá, Celso Gavião e Jorge Henrique; Zé Maria (Jeová), Jacinto e Bibi; Osni (Sousa), Paulo César e Marco Antônio. O Ceará, do treinador Caiçara, perdeu com Dalmir, João Carlos, Pedro Basílio, Antônio Carlos e Bezerra; Nicássio (Nei), Ademir e Sidney; Getúlio, Gilson e Jorge Luís Cocota. A partida válida pela 1ª volta do 3º turno foi apitada por Joaquim Gregório e teve 4.843 pagantes. Até o final do ano, as duas equipes se enfrentaram outras vezes, sempre com grande emoção. Em novembro, o Ferrão derrotou novamente o alvinegro na partida que ficou conhecida como o ´jogo do terremoto` e, em dezembro, após um empate no tempo normal, o Ceará bateu o Ferrão com um gol na prorrogação e sagrou-se campeão. O Tubarão da Barra foi o vice.

3 respostas em “UM CLÁSSICO MEMORÁVEL CONTRA O CEARÁ NO CAMPEONATO DE 1980

  1. Há um clássico com o CSC de 1979 (jogo 1686 , conforme Almanaque do Ferrão) no qual vencemos por 4×2, com gols de Raulino(2), Paulo César e Babá. Com 16 anos de idade, muito vibrei.Vitória indiscutível e marcante.Talvez nos seus contatos com as Redes de Televisão do RJ e SP consiga o vídeo. É de se lamentar que as TVs locais( ou TV) não tenham tido o mínimo cuidado com nosso grandioso acervo futebolístico da década de 70.Época de ouro que foi apagada. Inadmissível. Tenho procurado, mas sem sucesso, vídeos do Programa ‘Um Minuto com Paulino Rocha’ que diariamente era exibido antes da Edição Local do JN.

    Curtir

  2. Nesse sentido parece que as Rádios AM, sempre marcadas pelo entendidos como ultrapassadas e permanecendo na crista da onda, foram mais cuidadosas e preservaram parte de seus acervos. Recordo-me que na década de 70 tinha um programa intitulado ‘Revivendo os Campeonatos’, no qual eram veiculados os áudios de gols de partidas que marcaram nosso futebol. Eu as ouvia com interesse como se visse a imagem. Cauby Chaves recentemente na Rádio Verdes Mares fez algo parecido.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s