DESCOBRIMOS POR ONDE ANDA O EX-PONTA DIREITA CARDOSINHO

Ex-atacante Cardosinho, que atuou no Ferrão entre 84 e 87, mora há quase trinta anos na Europa

Seu nome de batismo é Francisco Nascimento Macedo, mas foi com o nome de Cardosinho que ele fez a alegria das torcidas do Moto Clube/MA e do Ferrão. Maranhense nascido em 17/12/1960, atuava como ponta, uma das posições infelizmente extintas no futebol moderno. Jogava tanto pelo lado direito, como pelo esquerdo. Foram 112 jogos com a camisa coral no total, entre 1984 e 1987, com 26 gols marcados. Estreou no Tubarão da Barra num amistoso contra a Seleção de Mucuri, disputado no estadinho do Terra e Mar, em 15/4/1984. No dia 7/8/1987, despediu-se do Ferrão na derrota por 3×2 para o Fortaleza, no Castelão, uma sexta à noite que marcou a desclassificação coral no campeonato estadual daquela temporada. No ano seguinte, Cardosinho atravessou o Atlântico e foi jogar em Portugal. Nunca mais voltou. Parou como profissional faz tempo, mas até 2012 disputava regularmente o campeonato português amador para homens acima de 50 anos de idade. E já se vão quase três décadas na Europa.

Cardosinho em 1987

A partir de 2013, Cardosinho passou a viver uma nova experiência em sua vida profissional. Deixou Portugal, onde fixou residência, e foi trabalhar numa das regiões mais bonitas do velho continente, exatamente na região dos alpes franceses, onde sinal de Internet é coisa rara e complica bastante o contato com os familiares. Como hábito, não deixa a bola de lado, e quatro vezes por semana joga futebol com os colegas de trabalho na França. O ex-atacante coral tem um filho que há alguns anos busca a carreira do pai. Seu nome é Diego Macedo, ex-jogador do Braga de Portugal e que recentemente disputou a divisão de honra do futebol Francês pelo St-Leu D’esserent. Atualmente, faz estágio para se profissionalizar no Chambly F.C, também da França. Boa sorte pro filho! O pai, Cardosinho, já teve lances postados da temporada de 1987 aqui no blog, mas vale a pena repetir abaixo como homenagem o gol de falta que ele marcou no campeonato cearense de 1985, numa vitória de 1×0 em cima do Fortaleza. Já disponibilizamos também o áudio com um gol olímpico que ele marcou contra o mesmo adversário, em outra partida daquela competição, além de entrevistas de vestiário com a participação de Cardosinho diretamente do túnel do tempo. Vale a pena recordar cada uma dessas matérias antigas e compreender ainda mais o objetivo do Almanaque do Ferrão, que é o de não deixar, acima de tudo, que nomes como o de Cardosinho caiam no esquecimento da memória coral.

10 respostas em “DESCOBRIMOS POR ONDE ANDA O EX-PONTA DIREITA CARDOSINHO

  1. Meus mais sinceros e honestos agradecimento pelas notícias que saem neste sítio. Torço meu amado clube há 54 anos e nunca imaginei poder existir uma forma tão bela e avassaladora de voltar nos melhores dias da minha vida acompanhando o Ferroviário nos estádios. Não parem nunca esse trabalho. Isto é o verdadeiro patrimônio de uma parte do futebol brasileiro como ele um dia foi.

    Curtir

  2. Sou fanático pelo futebol de raíz no Brasil e o Ferroviário é um grande representante do que ainda existe de bom nesse país. Que maravilhoso ver um site com essa natureza de propósito, senão resguardar o melhor de suas lembranças a espera de bons momentos que há de vir. Horas de deleite me foram proporcionadas com a audição e leitura de material tão raro e belo. Nota 10.

    Curtir

  3. Muito boa a matéria sobre meu amigo de infância, Cardosinho. Jogamos juntos, em São Mateus do Maranhão, no quintal lá de casa por muitos anos. Com 15 anos éramos velozes e driblávamos bem. Cardosinho seguiu seu sonho, eu não tive coragem de seguir o meu que era ser jogador profissional de futebol. Fui várias vezes ao castelão em São Luis para vé-lo jogar e depois esperar sua saída para poder abraça-lo. Depois que ele veio para o Ferroviário perdi contato, só nos viámos raramente nas férias. Depois que ele foi embora para Portugal, só nos reencontramos pela internet. Tive oportunidade de comprar o almanaque do ferrão e enviar para ele. Belíssima matéria. Parabenizo o Evandro, com quem tenho contato, e todas as pessoas que fazem este tipo de matéria, nos fazendo recordar de grandes jogadores, e de uma época em que o futebol era mais romântico. Grande abraço. (Mildo Costa).

    Curtir

  4. Parabéns pa matéria!! Cardosinho lembra-me do meu saudoso pai… Em determinado jogo, pelo meio da década de 80, Cardosinho foi alçar a bola à área, mas, por infelicidade, o pé direito chutou o calcanhar esquerdo: levou uma queda… Meu pai não se conteve e ria, copiosamente… Um senhorzinho, que mancava de uma das pernas e que ficava por trás do gol, olhou para a gente e falou: esse Cardosinho é muito ruim e, aos brados, gritou em direção ao técnico – tira o Cardosim. Ôh ômi rum… São situações que apenas vivenciamos no estádio, aquele cenário mágico, de glórias e de tragédias….

    Curtir

Deixe um comentário