CARIMBO DOS ANOS 90 EM CIMA DO FORTALEZA COM SHOW DE ACÁSSIO

Não há um torcedor do Ferroviário que não recorde com saudade do período do inédito bicampeonato estadual 1994/1995, época que o Tubarão da Barra levava vantagem nos confrontos contra seus principais adversários, principalmente quando enfrentava o Fortaleza, alvo quase sempre de goleadas e derrotas acachapantes. Placares como 3×0, 4×0 e 5×0 se repetiram algumas vezes no período e serviam de gozação junto à torcida adversária. O Almanaque do Ferrão volta exatamente 20 anos no tempo, em junho de 1995, e recupera os melhores momentos de uma vitória coral por 3×0 no Presidente Vargas, na partida de número 2.577 da história coral, válida pelo 2º turno do campeonato cearense, que contou com 2 gols do ídolo Acássio e um gol do atacante Robério, o ´Artilheiro de Deus` do futebol alencarino.

1 003_1222

Acássio: ídolo dos anos 90

O Ferrão era comandado pelo técnico Ramon Ramos, ex-jogador do Vasco/RJ, Santa Cruz/PE e do próprio Ferroviário, em 1984, que mandou a campo a onzena coral com Roberval, Biriba, Batista, Santos e João Marcelo; Paulo Adriano, Borges, Melo e Acássio; Piti e Robério. Já o Fortaleza, do técnico César Moraes, jogou com Aderson, Valnir (Expedito)(Gilmar), Rau, Eduardo e Erandy; Eduardo Galo, Júnior das Arábias e Mardônio; Vivinho, Washington e Serrinha. O Ferroviário tinha um grande elenco, entrosado e excelente tecnicamente, um time quase letal, a prova disso é que voltou a enfrentar o Fortaleza um mês depois e aplicou uma nova goleada por 4×0. O baiano Acássio era o grande diferencial da equipe, o craque na verdadeira acepção da palavra, aquele que conquistou a torcida e virou ídolo rapidamente, talvez o último grande nome dos últimos 20 anos. Em 5 anos de clube, ele atuou em 132 partidas e marcou 74 gols, o que o coloca na condição de sétimo maior artilheiro da história coral. Acássio sempre brilhava nos clássicos e marcava gols contra Ceará e Fortaleza na mesma proporção que balançava as redes de Calouros e América. Reveja acima os lances do jogo contra o Fortaleza e recorde Acássio e grande elenco.

4 respostas em “CARIMBO DOS ANOS 90 EM CIMA DO FORTALEZA COM SHOW DE ACÁSSIO

  1. Acássio jogava demais. Eita que o Almanaque do Ferrão pegou pesado recordando esse jogo. Que saudade bateu agora do meu verdadeiro Ferroviário. Volta Clóvis Dias!

    Curtir

  2. Que belo resgate de video. É sempre bom rever lances do time de 94,95. Se possível, postem os 4×0 citados na matéria. Lembro bem desse jogo no PV e tivemos outro show do maestro Acássio.

    Curtir

  3. Estive em todos os jogos do bicampeonato que foram realizados em Fortaleza. Tempo muito bom pra todo torcedor coral ja que tinhamos a certeza do time ganhar ou pelo menos vender muito caro alguma derrota. ô time bom. O almanaque do ferrão faz a nossa alegria com esses lances históricos e ao mesmo tempo a nossa tristeza porque ta dificil imaginar que um dia voltaremos a ser competitivos como em 1995. Vou assistir de novo o video porque é só o que me resta como torcedor do Ferroviário.

    Curtir

  4. Nossa quanta saudade desse time do bi. Uma verdadeira máquina de jogar futebol, e o fortaleza que o diga porque só tomava goleada a partir de um amistoso la no Elzir Cabral no começo de 94. Bom rever esses lances que agora estão caindo na internet através desse blog fantástico do Almanaque do Ferrao. o nosso muito obrigado de uma familia genuinamente coral.

    Curtir

Deixe um comentário