VIAGEM NO TEMPO REVISITANDO DOIS UNIFORMES DO FERROVIÁRIO

Repare na foto abaixo tirada no dia 07 de setembro de 1977. Sob a gestão do presidente Chateaubriand Arrais, o Ferroviário inovava em seu padrão de uniforme e jogava com camisas com três listras verticais, sendo duas pretas e uma vermelha. Foi num empate que marcou a estreia do ex-craque coral Amilton Melo com a camisa do Ceará e era a primeira vez que o Castelão recebia uma partida de portões abertos. Talvez seja esteticamente uma das mais belas fotografias do clube com os jogadores perfilados. Analise depois outra foto com a reprodução do mesmo padrão de camisas.

Ferrão 1977_Castelão

Ferrão entrou em campo naquela tarde de 1977 para um jogo contra o Ceará com Vander, Bassi, Júlio, Joel Maneca, Arimatéia e Grilo; Vanderley, Kalu, Oliveira Piauí, Danilo e Paulo César Feio

Quatorze anos depois, em 20 de outubro de 1991, o presidente Múcio Roberto repetiu o modelo da camisa coral invertendo apenas as cores das listras, sendo duas vermelhas e uma preta. Mais uma vez o Ceará foi o adversário coral e o jogo também foi empate, graças ao goleiro Banana que defendeu um pênalti de Cláudio Adão. Esse padrão de camisa foi utilizado pouquíssimas vezes durante o campeonato cearense daquele ano.

Ferrão91_122

De novo contra o Ceará no Castelão, o Ferrão posou em 1991 com Aldo, Elmo Casquinha, Toninho Barrote, Valdemir, Adriano e Banana; Paulo Adriano, Arnaldo, Tinda, Paulinho e Cantareli

4 respostas em “VIAGEM NO TEMPO REVISITANDO DOIS UNIFORMES DO FERROVIÁRIO

  1. Belas camisas, o que mostra que tivemos presidentes que ousaram na imagem do time em campo. Realmente essa foto de 77 é linda e curioso ver esses nomes que nao conheciamos como Vander e Kalu que com o Almanaque do Ferrao agora sabemos. Fui direto no livro ver a procedencia desses jogadores. Lamentavel ver que o nosso Ferroviario nao é mais forte quanto um dia fomos.

    Curtir

  2. Essa camisa de 77 é linda. Tive o prazer de conhecer o sr. Chatoubriand e o filho dele, duas pessoas amaveis e que orgulham todos os torcedores por tudo que ja fizeran pelo nosso FERRAO!!

    Curtir

  3. Um detalhe curioso deste time de 1977 é em relação ao atacante Paulo Cesar Feio, que me fez questionar diretamente ao editor do blog Evandro Gomes.Perguntei ao mesmo se havia um engano em relação ao nome do atleta, pois o Paulo Cesar Feio que conhecia havia sido artilheiro do campeonato de 1979, e pela imagem não era o mesmo. O Evandro prontamente respondeu que o PC de 79, também apelidado de PC Papagaio, herdou esse apelido do PC Feio de 77. Esclarecido. Saudações Corais!!!

    Curtir

    • Exatamente Aragão. O verdadeiro Paulo Cesar Feio é esse da foto de 77, que já havia jogado antes em 73 e no futebol carioca também era conhecido como Paulo César Nenem. O Paulo César mais famoso, ídolo coral entre 78 e 81, herdou o apelido “Feio” e também era chamado de Paulo Cesar Papagaio.

      Curtir

Deixe um comentário