MARCA HISTÓRICA DO GOLEIRO MARCELINO CHEGA AOS 42 ANOS

marcelino1_2

Recordista Marcelino com sua tradicional camisa preta defendendo o arco coral em 1973

Ele chegou para o Ferroviário em dezembro de 1969 e foi campeão cearense no ano seguinte. Porém, o maior feito do carioca Marcelino, goleiro coral durante boa parte dos anos 70, não foi exatamente aquele título estadual no início da década. Ele estava reservado para a temporada de 1973 e teve grande repercussão nacional. Ao atingir o recorde de 1.295 minutos sem sofrer gols naquele ano, Marcelino é detentor até hoje da quarta melhor marca no Brasil e oitava no mundo inteiro. Já são 42 anos de hegemonia no estado do Ceará, algo que provavelmente nunca mais será alcançado por outro goleiro em terras alencarinas.

O recorde de Marcelino começou a se estabelecer em fevereiro de 73 e durou até junho daquele ano. Na longa lista de jogos sem sofrer gols, enfrentou Ceará, Fortaleza, Icasa, Quixadá, Calouros do Ar, Maguari, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Tiradentes e América em 15 jogos oficiais que marcaram sua vida para sempre. Todo mundo queria ser o algoz do goleiro coral e coube a Ibsen, ex-companheiro de Marcelino no próprio Ferroviário, a autoria da façanha jogando com a camisa do Maguari. O recorde colocou o Tubarão da Barra no noticiário nacional dos jornais e da televisão, merecendo até destaque na revista Placar, a principal publicação sobre futebol até os dias de hoje.

O recorde de Marcelino provavelmente seria esquecido não fossem as pesquisas do Almanaque do Ferrão. Ele está registrado na página 500 e a ficha técnica dos jogos de invencibilidade estão apresentados entre as páginas 180 e 182 da publicação impressa lançada em 2013. Nesse mesmo ano, a direção de marketing do Ferroviário promoveu o reencontro virtual de Marcelino com a torcida coral ao produzir um vídeo de 18 minutos com o recordista coral, que há anos encontrava-se recluso em seu apartamento no bairro do Papicu. Reveja esse material abaixo e saiba um pouco mais sobre Marcelino.

Uma resposta em “MARCA HISTÓRICA DO GOLEIRO MARCELINO CHEGA AOS 42 ANOS

  1. Se o Ferroviario fosse organizado deveria dar uma placa para este senhor. Não é todo dia que se conquista um recorde assim e não sei como essa informação passou anos esquecida. passei minha adolescência inteira sem nunca ter ouvido falar desse fato e graças a esse blog temos a chance de conhecer. Continuem trazendo essas fatos porque são muito mais interessantes do que as notícias da atualidade infelizmente digo isso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s