EX-ATLETAS COM DNA CORAL SÃO HOMENAGEADOS NO CASTELÃO

pacoti_propagandaestado

A figura simpática de Pacoti já foi até explorada em campanhas publicitárias do governo

A partir desta terça-feira, dia 16, os amantes do futebol terão mais um motivo para visitar a maior arena esportiva do Norte/Nordeste do Brasil. Para comemorar o segundo aniversário da Arena Castelão, o estádio recebe o projeto ´Pé da Fama`. A solenidade de abertura do projeto será realizada para convidados às 09 horas, no Espaço Cultural dentro do estádio que leva o nome do ex-presidente coral Etevaldo Nogueira, com a presença de grandes nomes do futebol cearense entre os homenageados, entre eles dois ex-jogadores profundamente identificados com o Ferroviário, que eternizarão seus pés na calçada da fama: Pacoti e Erandy.

Pacoti é um dos maiores atacantes da história coral em duas passagens pelo Ferrão, entre 1955-1958 e 1966-1967, com uma ótima média de 0,65 gols por jogo. Devido ao carisma do ex-jogador, o Governo do Estado do Ceará chegou a utilizar sua imagem em campanhas publicitárias na década passada. Pacoti é até hoje bastante conhecido no futebol brasileiro em razão de brilhar com a camisa do Vasco/RJ e do Sporting de Portugal. Em 1966, chegou a dirigir o comando técnico coral em apenas uma partida. Pelo artilheiro que foi e pela grande figura humana que o notabilizou, seu nome será eternamente associado ao Tubarão da Barra.

erandy2

Erandy no Ferrão em 1975

Por sua vez, Erandy será homenageado na Arena Castelão por ter sido o autor do primeiro gol do estádio, em 1973, quando defendia o Ceará. Dois anos depois, foi contratado pelo Ferroviário, onde atuou 59 vezes e marcou 30 gols. Na Barra, Erandy iniciou sua carreira como treinador naquele mesmo ano, dirigindo o clube em 138 partidas em quatro temporadas distintas, entre 1976 e 1989, consagrando-se como o quarto treinador que mais vezes dirigiu o clube. Como jogador, Erandy marcou pela primeira vez no Castelão vestindo a camisa coral contra o Guarany no Estadual de 1975.

O projeto na Arena Castelão prevê ainda outros nomes de jogadores e técnicos da história do futebol no mundo todo, além de personalidades da imprensa, que ajudaram a escrever a vitoriosa história do esporte no Brasil. Ao todos, serão 100 pegadas de personalidade do futebol, de diferentes nacionalidades e gerações. Craques que levaram o nome do Brasil ao mundo na conquista dos 5 títulos mundiais da Seleção Brasileira e de momentos inesquecíveis do futebol cearense, onde certamente figurarão outros nomes ligados ao Ferrão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s