O vídeo mais antigo do Ferroviário disponível no YouTube remete ao ano de 1978, época em que o Tubarão da Barra alcançou até hoje a maior média de público de sua história: 3794 torcedores por jogo. A derrota para o Ceará por 1×0 naquele 26 de novembro, no jogo 1646 da história coral, deu o título do 3° turno ao alvinegro, que assim carimbou o passaporte para o triangular final com o Fortaleza e o próprio Ferrão.
Muitos fatores contribuíram para o recorde de público naquele ano. A volta dos engenheiros da RFFSA à linha de frente do comando coral foi um dos principais motivos. Campeões cearenses em 1968 e 1970, eles optaram por ficar mais nos bastidores do clube a partir de 1973 e o Ferroviário sofreu bastante nos anos seguintes, chegando inclusive a quase fechar as portas em 1974. Portanto, 1978 significou o retorno da confiança da torcida e a contratação de jogadores para reforçar o elenco, entre eles Paulo César, o papagaio, artilheiro do Estadual do ano seguinte, que veio do Moto Clube do Maranhão, além de nomes como o goleiro Gilberto, o lateral Ricardo Fogueira, o meia Jorge Bonga e o atacante Marcos, ex-ponta direita do São Paulo.
Célio Pamplona era o presidente coral no ano do recorde de público. Lucídio Pontes, já falecido, que conseguiu ser campeão pelo Ferrão dez anos depois, era o treinador coral naquela inesquecível temporada. Um detalhe interessante no único vídeo coral de 1978 é o uniforme com listras diagonais, utilizado com frequência até 1981 quando foi aposentado. Vale a pena conferir na raridade abaixo.
Evandro,acerca de curiosidade sobre uniforme do FAC, resta saber se o correto seria duas listras vermelhas e um preta, ou duas petras e uma vermelha.o fabricante era a Pérola. Tenho um colega nos Correios que jogou no FAC e que possui foto na qual, s.m.j., se compunha de duas petras e uma vermelha, diferentemente do uniforme retrô recentemente lançado pelo fabricante Siker..
CurtirCurtir
Oi Eliélder, na verdade foram lançados dois tipos de camisa em épocas diferentes com “duas listras pretas e uma vermelha” e “duas vermelhas e uma preta”. A retro de 79 da Siker é exatamente igual a usada pelo Ferroviário na final contra o Fortaleza, ou seja, duas listras vermelhas e uma listra preta. A mesma coisa aconteceu durante o pouco tempo que o clube usou camisas com listras diagonais. Abraço.
CurtirCurtir
Evandro,
Você tem algum registro fotográfico deste uniforme com as listras diagonais? Faz muito tempo que procuro.
Um abraço,
CurtirCurtir