RARIDADE NO YOUTUBE REMETE AO ANO DO RECORDE DE PÚBLICO

O vídeo mais antigo do Ferroviário disponível no YouTube remete ao ano de 1978, época em que o Tubarão da Barra alcançou até hoje a maior média de público de sua história: 3794 torcedores por jogo. A derrota para o Ceará por 1×0 naquele 26 de novembro, no jogo 1646 da história coral, deu o título do 3° turno ao alvinegro, que assim carimbou o passaporte para o triangular final com o Fortaleza e o próprio Ferrão.

Muitos fatores contribuíram para o recorde de público naquele ano. A volta dos engenheiros da RFFSA à linha de frente do comando coral foi um dos principais motivos. Campeões cearenses em 1968 e 1970, eles optaram por ficar mais nos bastidores do clube a partir de 1973 e o Ferroviário sofreu bastante nos anos seguintes, chegando inclusive a quase fechar as portas em 1974. Portanto, 1978 significou o retorno da confiança da torcida e a contratação de jogadores para reforçar o elenco, entre eles Paulo César, o papagaio, artilheiro do Estadual do ano seguinte, que veio do Moto Clube do Maranhão, além de nomes como o goleiro Gilberto, o lateral Ricardo Fogueira, o meia Jorge Bonga e o atacante Marcos, ex-ponta direita do São Paulo.

Célio Pamplona era o presidente coral no ano do recorde de público. Lucídio Pontes, já falecido, que conseguiu ser campeão pelo Ferrão dez anos depois, era o treinador coral naquela inesquecível temporada. Um detalhe interessante no único vídeo coral de 1978 é o uniforme com listras diagonais, utilizado com frequência até 1981 quando foi aposentado. Vale a pena conferir na raridade abaixo.

3 respostas em “RARIDADE NO YOUTUBE REMETE AO ANO DO RECORDE DE PÚBLICO

  1. Evandro,acerca de curiosidade sobre uniforme do FAC, resta saber se o correto seria duas listras vermelhas e um preta, ou duas petras e uma vermelha.o fabricante era a Pérola. Tenho um colega nos Correios que jogou no FAC e que possui foto na qual, s.m.j., se compunha de duas petras e uma vermelha, diferentemente do uniforme retrô recentemente lançado pelo fabricante Siker..

    Curtir

    • Oi Eliélder, na verdade foram lançados dois tipos de camisa em épocas diferentes com “duas listras pretas e uma vermelha” e “duas vermelhas e uma preta”. A retro de 79 da Siker é exatamente igual a usada pelo Ferroviário na final contra o Fortaleza, ou seja, duas listras vermelhas e uma listra preta. A mesma coisa aconteceu durante o pouco tempo que o clube usou camisas com listras diagonais. Abraço.

      Curtir

      • Evandro,

        Você tem algum registro fotográfico deste uniforme com as listras diagonais? Faz muito tempo que procuro.

        Um abraço,

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s