Não dá pra reclamar da produção literária sobre futebol nos últimos anos. Muita coisa boa tem sido lançada em âmbito nacional a exemplo do que ocorre há décadas na Europa. E o futebol cearense não poderia ficar de fora. Foi lançado no mês passado, pela Premius Editora, o livro “Pintado – escalada de um campeão”, do querido amigo Adhemar Nunes Freire Filho, ninguém menos que o próprio filho do biografado.
Pintado foi um dos goleiros mais famosos no futebol cearense em todos os tempos, conquistando seu primeiro titulo em 1931 como arqueiro do Ceará. Depois de jogar muito tempo no futebol carioca, retornou para o estado sem no entanto vestir a camisa do Ferroviário enquanto jogador. Seu vínculo com o time coral só veio quando Pintado pendurou as luvas e trabalhou como treinador em 1959 e 1961.
Foram apenas 13 partidas ao todo nas duas vezes que passou pelo Ferroviário, mas o suficiente para Pintado fazer parte da história coral, contratado que foi por Gontram Pinho e Porfírio Sampaio, respectivos presidentes em cada uma das passagens do ex-técnico no Ferrão. Época de vacas magras como muitas vezes aconteceu na gloriosa história do time coral, porém época de boas histórias como as memórias narradas pelo autor na biografia de seu pai. Vale a pena conferir.